Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Patchwork




























COMO SURGIU O PATCHWORK?

O patchwork surgiu durante a idade média; na Europa eram utilizadas sobras de tecidos para se confeccionar roupas acolchoadas como proteção em baixo das armaduras ou pela necessidade de proteger-se do frio. Devido à falta de tecidos todos os pedaços eram guardados e depois costurados.
Entretanto, sua entrada nas Américas se deve aos ingleses. Desta maneira, percebemos o motivo da utilização de termos ingleses - patchwork e quilt - que descrevem esta arte.
Patchwork é um novo nome para a mais antiga das artes. A arte de fazer lindas peças com retalhos de panos. Para uso, ornamento, decoração etc. A "colcha de retalhos" evoluiu para artigos de luxo graças as técnicas modernas de reaproveitamento dos tecidos que permitem criar lindas combinações de cores e objetos para várias aplicações. Existem registros históricos de que o homem faz acolchoados desde que aprendeu a tecer. No século IX a.C., os faraós já usavam roupas com técnicas similares. Existe uma versão de que esta técnica foi levada por comerciantes para o antigo Oriente, depois viajou para a atual Alemanha, até que chegou à Inglaterra no século XI, sendo utilizada para fazer tapetes e túnicas clericais. Mas os primeiros tapetes e acolchoados surgiram somente no século XVI, época de Henrique VIII, e costumavam ser presentes de casamento muito admirados. Os cavaleiros da Idade Média também usavam acolchoados como proteção, embaixo da armadura de metal. Grandes indústrias têxteis desenvolvem anualmente tecidos especiais para o patchwork, assim como existem revistas, materiais e ferramentas que visam facilitar o trabalho. Os festivais promovem cada vez mais esta arte, que também pode ser considerada uma excelente diversão. A cor é o elemento que mais chama a atenção numa peça de patchwork. O conhecimento da cor é uma boa base para obter ótimos resultados. Saber combinar as cores e os tons e conseguir uma harmonia entre eles, é um grande passo para quem deseja fazer um bom trabalho em patchwork.

Os tecidos para Patchwork são maravilhosos para trabalhos com a técnica do Fuxico; nós da Coop do Fuxico utilizamos muito pois deixa nossas mercadorias com cara de sofisticação e nobreza. Visitem os links abaixo para saber mais, tem dicas, como fazer e passo a passo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário